Receba nossa News:

O mundo do Stop Motion

Postado em

Reproduzo a seguir um artigo do Marcelo Medeiros, publicado em nossa revista PolyNews em julho de 2005 sobre a utilização do polymer clay.

As ilustrações são do Making Off do filme Wallace & Gromit, um dos mais badalados filmes de animação.

imagesCAJKL2MD“A cerâmica plástica está aos poucos sendo utilizada como matéria prima indispensável em qualquer trabalho de arte, especialmente quando envolve a criação de personagens e objetos para serem usados nos trabalhos de publicidade.

Certamente no Brasil, ainda não é utilizada em grande escala, talvez por seu preço, ainda ser superior ao biscuit e as massas Epoxi. Todavia, a relação custo x benefício, devido a sua qualidade, praticidade e variedades de opções de utilização, faz com que seja utilizada em preferência às demais, na execução de trabalhos mais sérios e profissionais.

Minha experiência em trabalho de criação de personagens e objetos para uma agência de publicidade aqui de Santa Catarina, me mostrou sua versatilidade: eram mais de 50 bonecos e inúmeros objetos e acessórios, que representariam as atrações turísticas do Estado. As cenas foram fotografados e divulgadas no Jornal Diário Catarinense, nos meses de janeiro e fevereiro de 2002. Percebi que a utilização da massa de plastilina – aquela massinha de modelar comum que é vendida em supermercados e papelarias, não foi a uma boa escolha, pois diante de toda aquela iluminação utilizada para se fotografar, não bastasse o calor de um dia de verão, fez com que os bonequinhos, literalmente, “amolececem”.

Ainda bem que naquela época, coincidentemente, tive contato com as massas de argila plástica, que, acabaram salvando o meu trabalho, pois substitui a massinha comum pela Sculpey III.

Resultado, um trabalho bem acabaimagesCAG0YSSUdo e resistente, que é o que me importava naquele momento, tendo em vista que era preciso montar a posição dos personagens de acordo com o texto, antes de se fotografar uma determinada cena. A vantagem também, é que quando acaba o trabalho, você pode reutilizar a massa, obviamente, se as peças não tiverem sido queimadas.

 

imagesCARG4N67

Para o trabalho de filmagem “stopmotion”, onde se “fotografa” quadro a quadro cada posição do personagem, basta utilizar a massa Sculpey Superflex (atual Bake & Bend) sobre uma armadura, queimar no forno e pronto, o personagem está pronto para se movimentar de acordo com a sua vontade, logicamente, tem que se ter um conhecimento da técnica, para se fazer bons “filmes”.”

Marcelo lista aqui vários sites para pesquisa e conhecimento da técnica.
http://www.animateclay.com/
http://www.stopmotionworks.com/
http://www.stopmotion.com/
http://www.stopmotionanimation.com/
Você
Poderá
Gostar
Também

Receba nossa News: